Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

terça-feira, 29 de março de 2011

Plano de Ação Educacional é apresentado pela Coordenadora Escolar Samara Macêdo Diniz - Confira!!!



SAMARA MACÊDO DINIZ


A UTILIZAÇÃO DAS TICS NA MELHORIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA.


Justificativa:
As escolas de hoje estão “recheadas” de aparatos tecnológicos. Mesmo aquelas em situação mais precária têm acesso a um aparelho de TV e de DVD, pelo menos. Isso nos mostra que, ainda que não venham sendo trabalhadas de forma efetiva, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são uma realidade na escola de hoje. Porém, aexistência, por si só, desses meios no ambiente escolar, não faz a diferença. Gestores e professores devem conhecer a fundo essas novas tecnologias. Conhecer suas especificidades, de modo a compreender como podem ser exploradas em diferentes situações educacionais e o que cada uma pode oferecer para a melhoria da prática pedagógica de determinada disciplina, no caso especifico desse Plano de Ação, da disciplina de Língua Portuguesa.
Desse modo, o presente Plano de Ação Educacional objetivaconstruir uma proposta de reestruturação da prática pedagógicada referida disciplina naEEFM Padre Luis Filgueiras, em Nova Olinda – CE, atravésda conscientização de gestores e professores sobre a inserção dasTICs. Considerando a utilização em massa desses meios pelos nossos alunos, a realização das ações do presente Plano irá contribuir diretamente para que estes desenvolvam, de forma eficiente e contextualizada, as habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos.


Objetivos:
§  Promover a criação de um ambiente de apropriação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) por parte dosdocentes da disciplina de Língua Portuguesa e alunos, da EEFM Padre Luis Filgueiras.
§  Coordenar e desenvolver ações que visem a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa da EEFM Padre Luis Filgueiras, através da utilização das TICs na prática pedagógica dos professores da referida disciplina.


Referencial Teórico:
Historicamente, as principais habilidades adquiridas na escola referem-se à leitura (que abrange a capacidade de análise e de interpretação de textos), à escrita (que vai até a produção de textos mais complexos) e ao cálculo (que engloba as ciências matemáticas mais elaboradas). É por meio do giz, do velho quadro negro, e do uso excessivo do livro didático que as crianças e os jovens continuam sendo alfabetizados nos centros de educação. E é devido a essa cultura de ensino-aprendizagem da competência comunicativa, que a escola resiste às TICs.
TIC é a abreviação do termo “Tecnologia da Informação e da Comunicação”. São várias as definições existentes em livros, Internet, revistas, textos, etc. Alexandre Mendes define este termo como:

um conjunto de recursos tecnológicos que, se estiverem integrados entre si, pode proporcionar a automação e/ou comunicação de vários tipos de processos existentes nos negócios, no ensino e na pesquisa científica, na área bancária e financeira(MENDES, 2008, p.1).

Ainda é pequena a porcentagem dos lares brasileiros que possuem internet em relação a uma maioria esmagadora que dispõemde televisores. Entretanto, não podemos desprezar o crescente número de ilhas digitais, cybers e laboratórios de informática, onde nossos jovens e crianças podem ter acesso a esse meio. O fato é que essa nova realidade vem impondo mudanças em diversas áreas, inclusivena educação, que tambémdeve se enquadrar nessas mudanças que propõem inovação e criatividade.
A escola pode e precisa estabelecer pontes com tais tecnologias, utilizando-as como motivação do conteúdo de ensino, como ponto de partida mais dinâmico e interessante diante de um novo assunto a ser estudado. Para Brandão (2010):

Em uma sociedade em que produzir e consumir informações e bens culturais depende, em grande medida, do acesso e da proficiência em tecnologias da informação e da comunicação em suas diversas facetas, é natural, e mesmo desejável, que os sistemas educativos operem também uma revisão de paradigmas, pressupostos e procedimentos (BRANDÃO, 2010, p.1).


Surge a seguinte questão: como fazer a adequação entre as novas tecnologias que chegam às nossas escolas coma velha prática pedagógica, sem parecer que estamos “vestindo uma roupa nova em um velho”? A comparação pode não parecer viável, mas o fato é que utilizar essas tecnologias não deve se limitar apenas a usar por usar os computadores, ou as outras mídias disponíveis na escola. Miranda (2007) considera que:

A estratégia de acrescentar tecnologias às atividades já existentes na escola e nas salas de aulas, sem nada alterar nas práticas habituais de ensinar, não produz bons resultados na aprendizagem dos estudantes (MIRANDA, 2007: p.44)

Portanto é preciso que exista uma mudança de conceitos e postura diante dessa nova realidade. A escola precisa amparar, motivar e ajudar os professores. Estes, por sua vez precisam inovar, sem medo de erra e encarar o fato de que isso exigirá deles uma formação a mais, um letramento digital significativo, porque nossos alunos fazem parte de uma geração multimídia, e, portanto, são contemporâneos dessas tecnologias. Quando os professores tiverem, com o computador,a intimidade que hoje têm com o livro, descobrirão ou investigarão maneiras de inseri-lo em suas rotinas de sala de aula (MARINHO & REPSOLD, 2009).

Metas e Ações:
META
AÇÕES





Melhorar o processo de ensino aprendizagem da disciplina de Língua Portuguesa através da utilização das TICs.

1.  Promover ações formadoras sobre a utilização das TICs para os professores de Língua Portuguesa e alunos com profissionais especializados;

2.  Estabelecer parceria com a Rede de Blogs para a criação de um blog específico da disciplina de Língua Portuguesa para interação entre alunos e professores;

3.  Estabelecer parceria com o Laboratório de Comunicação da Fundação Casa Grande, para a produção de um vídeo mensal, otimizando as produções audiovisuais já existentes na escola, promovendo o envolvimento de um número maior de alunos.





Considerações Finais:
As ações propostas no presente Plano de Ação Educacional devem impulsionar a articulação entre TICs e Educação na disciplina de Língua Portuguesa. Essa relação ainda é conflituosa, na medida em que os professores desconhecem esses meios ou, simplesmente, não sabem como articulá-los a sua prática pedagógica. Pretende-se, com tal articulação, melhorar o processo de ensino-aprendizagem da referida disciplina, tornando as aulas mais dinâmicas e mais proveitosas.
O envolvimento da equipe gestora, professores de Língua Portuguesa, professores do Laboratório Escolar de Informática - LEI e alunos é extremamente necessário para se alcançar o objetivo proposto.
A falta de conhecimento sobre as TICs e sua utilização na escola como instrumento de dinamização da prática pedagógica da disciplina de Língua Portuguesa é um fator que pode dificultar a implantação do PAE, pois, na maioria das vezes em que os professores se dispõem a utilizar os recursos tecnológicos, ainda dão a eles um papel secundário, não explorando adequadamente as linguagens da mídia. Outro fator restritivo é o currículo escolar. Para os professores, é uma maratona tentar encaixar mídias, lúdico, e projetos dentro do currículo, que também deve ser cumprido. Para evitar esse problema, há que se planejar formas de cumprir o currículo da disciplina de Língua Portuguesa atrelado às ações do presente Plano.
É imprescindível que a avaliação ocorra a partir do primeiro semestre de implantação do PAE, para que, nesse período, ocorra a avaliação da meta e seu redimensionamento, caso seja necessário. A equipe gestora deverá ficar atenta a todos os registros e observações das ações realizadas a cada trimestre, através das atas e cadernos de campo, além dorelatório final do ano letivo. Como já fora abordado no item 4 desse Plano, a elaboração dos relatórios deverá contar com a participação de representantes de todos os segmentos envolvidos nas ações (equipe gestora, professores de Língua Portuguesa e alunos). As atas e relatórios deverão conter sugestões para novas ações que possam complementar e ampliar as previstas no PAE.
A obediência a esses aspectos fará com que o presente Plano de Ação Educacional chegue ao seu propósito que é, através da utilização das TICs na prática pedagógica da disciplina de Língua Portuguesa, oferecer aos nossos alunos a possibilidade de desenvolver competências relacionadas ao aprendizado dessa disciplina. Pretende-se também que sejam desenvolvidas competências relacionadas à apropriação consciente dos meios tecnológicos e ao uso dos mesmos para promover valores de verdade e justiça, num momento em que os referenciais de acesso à informação passam a ser, cada vez mais, as mídias eletrônicas. Isso é mais do que uma atividade pedagógica, é uma obrigação de toda e qualquer proposta educacional interessada em formar, em vez de consumidores, verdadeiros cidadãos, que saibam usar as linguagens de hoje para construir uma nova sociedade.

Referências:
MARINHO, Vanessa e REPSOLD, Mônica. As Tecnologias Educacionais no Cotidiano Escolar: Desafios para o Educador. In CANEN, Ana; SANTOS, Angela Rocha dos.  Educação Multicultural: Teoria e Prática para Professores e Gestores em Educação. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda, 2009, Cap. V, p. 83-104.

MENDES, Alexandre. TIC – Tem muita gente comentando, mas você sabe o que é? Disponível em: <http://imasters.com.br/artigo/8278> Acesso em: 20 dez. 2010.

MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e Possibilidades das TIC na educação. Revista de Ciências da Educação. Nº 3. p. 41-50. mai/ago. 2007.

BRANDÃO, Marise Martins. A importância das TICs na educação. Pisa: Revista.com. Entrevista concedida a Marcus Tavares. Disponível em: <http://www.revistapontocom.org.br/conversa-com/a-importancia-das-tics-na-educacao> Acesso em: 27 mai. 2010.

sexta-feira, 18 de março de 2011

No Mês do Dia Internacional da Mulher nossa Homenagem à Personalidade do Mês de Março de 2011 – A Professora e Líder Comunitária, Socorro Matos



Entrevista realizada dia 16 de março de 2011

REDE DE BLOGS/ Naiara Gonçalves - Para Personalidade do Mês de Março apresentaremos a Professora Maria do Socorro Alves de Matos, filha do casal Senhor Manuel e Dona Celina. Professora da Rede Municipal de Ensino, líder comunitária desde os 13 anos, a primeira mulher eleita pelo PT em Nova Olinda, Gestão 2005-2008. Como diria em matéria, do Diário do Nordeste, do dia 08 de março de 2005, acerca da Campanha que declara basta ao sofrimento... “Entre os participantes, a vereadora Socorro Matos, do PT de Nova Olinda, apresentada como símbolo da garra das mulheres caririenses que, mesmo em cidades pequenas, estão rompendo as barreiras impostas pela política tradicional.”

De mulher para mulher:

REDE DE BLOGS/ Naiara Gonçalves - Como a Professora vê a atuação das mulheres dentro das Organizações Comunitárias?
Professora Socorro Matos – Inicialmente eu quero agradecer a Equipe por ter mim escolhido pra fazer esse trabalho e assim, com relação a sua pergunta, eu assim, hoje eu acho que a mulher ainda está muito tímida diante das lutas sociais, principalmente em nosso município. Apesar da gente já ter avançando bastante, hoje nós temos na Presidência da República uma mulher que pra nós é um motivo de honra, mas, dentro do município nós precisamos avançar mais na questão da Organização da mulher.

REDE DE BLOGS/ Naiara Gonçalves - Como se sente, tendo sido a primeira Vereadora eleita pelo PT em Nova Olinda?
Professora Socorro Matos – Bom, pra mim foi um momento importante, mas eu quero dizer a vocês que não foi assim de graça, de graça que eu digo, porque não pela questão financeira, mas que teve muita luta para que isso viesse a acontecer. Desde os treze anos eu participei e vivi nos Movimentos Sociais e esse momento mim credenciou pra que eu chegasse a Câmara Municipal de Vereadores, até porque pelo PT é muito difícil, principalmente na época, hoje não, hoje falar do PT, de ser PT, é muito mais fácil porque nós já tivemos muitas conquistas, muitos avanços, mas na época foi muito difícil. Se eu não tivesse tido uma carreira de militância mesmo, de Organizações Comunitárias, de Sindicatos, talvez eu não tivesse conseguido. Então, eu atribuo a minha vitória como Vereadora do PT aos Movimentos Sociais da época que eu participei.     

REDE DE BLOGS/ Naiara Gonçalves - O que te motivou a tornar-se uma líder comunitária?
Professora Socorro Matos – Bom, desde criança que eu assim, eu não sei nem dizer realmente o que mim motivou, mas eu sei que eu nasci, acho que foi uma coisa minha, nasci com aspecto, com tendência, com afinidade ao Movimento e aos treze anos mim tornei líder de crianças, já trabalhava em grupos comunitários e aí minha vida, daí pra cá, até hoje, nunca deixei de participar de Movimentos e eu acho que a minha vida vai ser essa até o final, eu vou continuar sendo e tentando defender os direitos das pessoas, dos trabalhadores, das crianças, enfim eu... minha luta vai continuar!   
  
REDE DE BLOGS/ Naiara Gonçalves - No mês do dia Internacional da Mulher que mensagem a Professora deixaria para as mulheres novolindenses?
Professora Socorro Matos – Bom, eu queria pedir permissão a Equipe pra mim citar três pessoas, pra mim homenagear em nome delas. Em nome delas eu quero homenagear algumas categorias. Primeiro minha mãe, eu quero homenagear todas as mulheres. Em nome da minha mãe que hoje já tem 84 anos e foi uma guerreira, batalhou muito pra que a gente pudesse sair do campo, ir pra cidade, ir prus Movimentos, isso eu devo a ela também e também quero homenagear minha irmã Aparecida, também conhecida como Tia Cida. Em nome dela eu quero homenagear todas as servidoras públicas municipais e estaduais e também uma terceira pessoa que hoje pra mim é um motivo de orgulho que é a nossa Presidente Dilma. Em nome dela eu quero homenagear todas as mulheres, de todas as categorias, de todas as idades, de todos os Movimentos e todas as autoridades mulheres que hoje nós temos no Brasil. A gente viu que no Governo da Dilma, ela conseguiu montar uma Equipe com muitas mulheres e é nisso que a gente ta acreditando, que possa ser feito um bom trabalho na Gestão de Mulher para Mulher.  

REDE DE BLOGS/ Naiara Gonçalves - Nossos agradecimentos em nome da Equipe da Rede de Blogs! Obrigada!
 Professora Socorro Matos – Eu é que agradeço, vou ficar para o resto de minha vida muito grata, porque eu ter sido escolhida, não foi qualquer pessoa, mas foi por uma Equipe que eu julgo uma Equipe de garra também, porque não é qualquer pessoa que sai por aí, fazendo um trabalho como vocês fazem que eu já vi... tive a oportunidade de ver alguns e eu é que tenho muito a agradecer. Muito Obrigada! 

(...) eu vou continuar sendo e tentando defender os direitos das pessoas, dos trabalhadores, das crianças, enfim eu... minha luta vai continuar!
Socorro Matos   

Confira o Vídeo com a Entrevista e muito mais!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Assista ao Vídeo! No Mês do Dia Internacional da Mulher nossa Homenagem à Personalidade do Mês de Março de 2011 – A Professora e Líder Comunitária, Socorro Matos

 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT