Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Somos Prêmio Construindo a Nação!

A Rede de Blogs de Nova Olinda é um Projeto da EEFM Padre Luís Filgueiras. Existe a 2 anos e 7 meses aliando a capacidade de se trabalhar com as TICs - Tecnologia de Informação e Comunicação na valorização da Cultura local. Nesta sexta-feira, dia 26 de Abril, a partir das 13:00h no Teatro Violeta Arraes da Fundação Casa Grande estaremos recebendo o Prêmio Construindo a Nação como 1º lugar na Categoria Ensino Médio do Estado do Ceará das mãos  da Senhora SÔNIA PARENTE, TÉCNICA DA ÁREA DE EDUCAÇÃO DO SESI. O Projeto conta atualmente com 35 componentes e 02 Professoras Coordenadoras - Hericka Santos e Lucélia Muniz.
O "Prêmio Construindo a Nação" tem como objetivo dar estimulo, reconhecimento e difusão , às ações realizadas por escolas e seus alunos, da iniciativa privada e da rede pública, em intervenções onde os alunos são os empreendedores , os agentes da mudança, na melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde se inserem essas escolas , dentro de temas relevantes para a vida de todos os envolvidos, abrangidos pelas oito metas do milênio da ONU e, indo além, alcançando toda sorte de dificuldades sejam sociais, educativas, culturais, de saúde, preservação ambiental, sustentabilidade entre outras que possam ser beneficiadas pela participação de jovens brasileiros em idade escolar.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Esta é a Escola Padre Luís Filgueiras que neste 14 de Abril de 2013 apresenta o Tema – Nordeste: “Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente.”

A ESCOLA PADRE LUÍS FILGUEIRAS surgiu no final da década de 60. Pertence à rede de ensino oficial, vinculada a 18ª CREDE e mantida pela Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará – SEDUC.
A escola conta hoje com uma equipe de gestão composta por: Uma Diretora Geral, duas Coordenadoras Escolares e uma Secretária, tendo a frente a Professora Samara Macêdo Diniz. Conta com uma equipe formada por servidores, funcionários e professores.
A escola atende um público de 1.004 estudantes distribuídos nas modalidades do Ensino Médio, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e alunos do Projeto Rumo à Universidade.
Dispõe de ambientes modernos de aprendizagem, como o Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências, Centro de Multimeios, Quadra Esportiva e uma Academia para prática de educação física.
A Escola também oferece atividades na área de música e possuí uma Fanfarra, uma conquista ocasionada pelo compromisso do Dr Idilvan Alencar, Secretário Executivo da SEDUC, que viabilizou a aquisição dos instrumentos musicais necessários a formação desta banda.
Nos últimos vestibulares a Escola conseguiu aprovação de 46 alunos nas principais universidades da região como UFC e URCA, bem como Instituições particulares de ensino.
Além disso, nossos alunos tem se destacado nas Avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação  do Estado do Ceará - SPAECE.
É incentivando a aprendizagem que desenvolvemos e participamos de diversos Projetos:
PSE (Programa Saúde na Escola);
DIRETOR DE TURMAS ;
FORMAÇÃO DE PLATÉIA (Parceria com a Fundação Casa Grande);
INCENTIVO A PESQUISA;
RUMO A UNIVERSIDADE;
ENSINO MÉDIO NOTURNO;
RODA DE LEITURA;
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA;
SEXUALIDADE COM RESPONSABILIDADE;
PRIMEIRO APRENDER;
REDE DE BLOGS;
E MÚSICA NA ESCOLA.
Esta é a Escola Padre Luís Filgueiras que neste 14 de Abril de 2013 apresenta o Tema – Nordeste: “Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente.” Em nossas apresentações faremos uma alusão a importância da cultura Nordestina marcada ao mesmo tempo pela diversidade e riqueza cultural presente em cada Estado de nossa Região.

Lembre-se: "Não é o Nordeste que respira a alegria... É a alegria que respira o Nordeste." Afinal, “O nordestino é antes de tudo, um forte.”

Como já dizia nosso saudoso Patativa do Assaré:
O Nordeste é poesia,
Deus quando fez o mundo
Fez tudo com primazia,
Formando o céu e a Terra
Cobertos com fantasia.
Para o Sul deu a riqueza,
Para o Planalto a beleza
E ao Nordeste a poesia.
E se a poesia é o nosso alimento somos movidos pela literatura -  Iracema, a virgem dos lábios de mel eternizada na obra de José de Alencar. Este ícone cearense é um dos destaques neste desfile cívico. Terra do Sol, de gente hospitaleira!
Para falar da Bahia a escola trás em dança e música uma homenagem ao Grupo de Axé Timbalada.
Grande símbolo da resistência negra no Brasil, dos quilombolas ao Movimento Negritude – Zumbi dos Palmares será apresentado no Estado do Alagoas.
Das raízes culturais maranhenses faremos uma apresentação do Bumba meu Boi.
Todo brasileiro é um pouco forrozeiro, ritmo que embala o Nordeste, que venha a Paraíba;
Para falar do Pernambuco - o maior bloco de carnaval do mundo será aqui representado, sem esquecer também da dança do frevo.
Das pinturas rupestres ao berço do homem americano aqui representaremos o Estado do Piauí.
Para representar o Rio Grande do Norte os caboclinhos - Grupo fantasiado de indígenas, com pequenas flautas e pífanos que percorrem as ruas nos dias de carnaval.
E para representar o Sergipe, a Orquestra Sanfônica, composta apenas de sanfonas, vinculada à Escola Oficina de Artes onde os músicos ainda atuam como professores e monitores do curso de acordeon.
Ao longo do desfile cívico da Escola, você poderá observar alunos e ex-alunos componentes do Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda fazendo a cobertura das apresentações.
Parabenizamos nosso Município pelos seus 56 Anos de emancipação política na confiança da cultura a transmitir!”
Somos Nação Nordestina! Orgulho de ser do Nordeste!
 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT