Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

domingo, 28 de outubro de 2012

A Rede de Blogs apresenta mais um dos componentes do Júri Técnico do TOP BLOG da REDE 2011


O Professor Thiago Bessa Pontes do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Leão Sampaio. Residente em Juazeiro do Norte-CE. Formou-se na Faculdade Christus e tem Especialização em Tecnologia da Informação e da Comunicação para Educação. O mesmo percebe que a Blogosfera continua um canal de comunicação importante, mesmo depois de ter sofrido com a queda do número de blogueiros e interessados em geral, que migraram para outros meios. Ficando assim na Blogosfera pessoas que contribuem para um nível alto de informação e qualidade.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

3º Ano consecutivo no 2º Lugar de uma Feira Regional de Ciências – o Projeto evoluiu estando em ação a mais de 02 anos, mas a nossa “Avaliação” congelou...


Neste dia 25 de outubro de 2012, por mais um ano, apresentamos o Projeto da Rede de Blogs na V Feira de Ciências e Cultura da 18ª CREDE e por três anos consecutivos foi anunciado o 2º Lugar na Categoria Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Para quem conhece esse Projeto, sabe que o mesmo é executado a mais de 02 Anos e se configura como uma ação voluntária, educativa e de cidadania.
Fica um POR QUE em toda essa história?
Mas, temos a Feira de Cultura e Ciências da EEFM Padre Luís Filgueiras para seguir adiante e muitas atividade que contemplam a cultura e a História de nosso município... tem muito a ser feito! Dizem que um grande atleta tem que mostrar resistência na reta final... Ah, me desculpem para nossas ações não existem ponto final! Esse Projeto não foi feito para uma Feira de Ciências foi feito pelos alunos e para a comunidade!
É por isso que parabenizo a Professora Hericka pelo sua dedicação e as incansáveis alunas Jessica Calisto e Viviane Vieira pela coragem, dedicação e pela maravilhosa apresentação!
Somos gratos a todos que colaboram com nosso Projeto, nos incentivando seja por palavras ou por ações! Muito obrigada! Professora Lucélia Muniz

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

APRESENTAÇÃO DO PROJETO DA REDE DE BLOGS NA V FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA DA 18ª CREDE


DATA: DIA 25 DE OUTUBRO DE 2012
LOCAL: PARQUE DE EXPOSIÇÃO DO CRATO
CATEGORIA: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
INFORMÁTICA 
Título: REDE DE BLOGS DE NOVA OLINDA-CE: UMA FERRAMENTA INOVADORA NO PROCESSO EDUCACIONAL

Autores
Ana Viviane Lucena Vieira¹
Jessica Calisto Santos Nogueira¹
Hericka dos Santos Lima²

1 Alunas da EEFM Padre Luís Filgueiras
2 Professora de Língua Portuguesa da EEFM Padre Luís Filgueiras

INTRODUÇÃO:
As redes sociais e sua infinita conectividade estão modificando o cenário de como os jovens adquirem, produzem, transformam e compartilham conhecimento. As redes sociais têm como objetivo promover o autoaprendizado, a capacidade crítica, a discussão em grupo, a colaboração e a associatividade. Tudo está interconectado numa rede de conhecimento sem limites. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma das competências e habilidades a serem desenvolvidas na Educação é “reconhecer o papel da Informática na organização da vida sócio-cultural e na compreensão da realidade, relacionando o manuseio do computador a casos reais, ligados ao cotidiano do estudante, seja no mundo do trabalho, no mundo da educação ou na vida privada.”

METODOLOGIA:
A Equipe do Projeto é ampliada em 10 alunos a cada ano. Os alunos passam inicialmente por uma Oficina de criação de blogs. No espaço do Blog é divulgado Eventos Locais, a Personalidade do Mês, vídeos com Roda de Conversa e, os Blogs Associados. As entrevistas, cadastros dos Blogs Locais, fotos e matérias são feitas pelos alunos em atividades agendadas como Aula de Campo. As postagens e as atualizações do Blog são feitas no Laboratório de Informática da Escola.
RESULTADOS:
Criação da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE hospedada no endereço: http://www.rededeblogsno.blogspot.com/ e de um selo link-me; divulgação de eventos, entrevistas, cadastro de Blogs, realização do PRÊMIO TOP BLOG, interação com os blogueiros e a comunidade. Apresentado na III e IV Feira Regional de Ciências e Cultura da 18ª CREDE nos anos de 2010 e 2011 na Categoria Linguagens e Códigos e suas Tecnologias. Em 2011 a Escola foi contemplada com o Selo Escola Solidária 2011 ao inscrever o projeto na área de atuação de Informática, inclusão digital e novas tecnologias.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
O Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda-CE acontece como uma atividade contínua e vem evoluindo desde setembro de 2010, utilizando-se das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs e de uma ação voluntária, onde os alunos fazem da blogosfera uma ferramenta inovadora no processo educacional, aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação.

Palavras-chave: Informática - Rede - Ferramenta - Educacional.

E-mail para contato: rededeblogsno@gmail.com

Convidados que serão homenageados na noite cultural da Feira de Cultura e Ciências da EEFM Padre Luís Filgueiras


No dia 01 de Novembro de 2012 às 19 horas na EEFM Padre Luís Filgueiras faremos uma homenagem às 26 Personalidades do nosso município entrevistadas pelos componentes do Projeto da Rede de Blogs de Nova Olinda nesses dois anos de atividades. Confirme sua presença e venha participar, caso não possa comparecer, envie um representante.
Na ocasião, anunciaremos o resultado do TOP BLOG da Rede 2011, onde os três Blogs com maior pontuação no Júri Técnico receberão certificados de Blog de Ouro – 1º Classificado, Blog de Prata – 2º Classificado e Blog de Bronze – 3º Classificado.
Desde já agradecemos a presença de todos!

Convidado - Personalidade
       José Felipe – Setembro/2010
        Laudeci Martins – Outubro/2010
  Seu Antonio e Dona Gorete – Novembro/2010
        Dona Vicencinha – Dezembro/2010
         Arigrenis Pereira – Janeiro/2011
          Aparecido Pequeno – Fevereiro/2011
        Socorro Matos – Março/2011
          Nova Olinda 54 Anos – Abril/2011
        Dona Maria (Sítio Zabelê) – Maio/2011
          Dona Maria (Sítio Catolé) – Maio/2011
           Elison Laurentino – Junho/2011
        Alunos da EEFM Padre Luís Filgueiras – Julho/2011
           Juliano Alves – Agosto/2011
           Seu Zé Artur – Setembro/2011
           Marcos Ferreira – Outubro/2011
           Veronilda – Novembro/2011
           Robertão – Dezembro/2011
          Padre Anchieta – Janeiro/2012
         Dona Toinha da Loja – Fevereiro/2012
          Dona Marília Feitosa – Março/2012
          Dona Socorro da Banca – Abril/2012
          Seu Francisco – Maio/2012
          Cícero Ribeiro – Junho/2012
     Dona Dinha – Julho/2012
     Pastor Junior Monteiro – Agosto/2012
         Seu Leôncio – Setembro/2012
Blogueiro - Convidado
Lucélia Araújo
Aristóteles Alencar
Gleidson Macedo
Washington Ribamar
Marta Lima e Professores do LEI da EEFM Padre Luís Filgueiras
José Felipe
Jenfet Alencar
Michele Araújo
Monique Araújo
Professores do ProJovem Urbano
André Leite/ Secretaria de Educação
 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT