Aliando tecnologia à capacidade de valorizar a cultura local por meio da comunicação

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Entrevista escrita da Personalidade do Mês de Novembro de 2010 – Seu Antonio Torneiro e Dona Gorete



Entrevista concedida a Rede de Blogs de Nova Olinda-CE no dia 31 de outubro de 2010 na Propriedade do casal no Sítio Grosso em Nova Olinda Ceará.

Ana Karla – Rede de Blogs: Bom Dia!!! Meu nome é Ana Karla. Eu faço parte da Rede de Blogs. Os nossos participantes do mês de novembro é o Seu Antonio Torneiro e a Gorete daqui do Sítio Grossos. Eles trabalham com um tipo de produção Hortifruta e com a granja.
- Seu Antonio, porque fizeram a escolha de trabalhar com a Horticultura?

Seu Antonio Torneiro: - Porque lá no Sul onde eu morava já mexia com hortas, frutas, granja, aí mudei pra qui e aqui foi melhor porque o tempo ajuda muito, tem água bastante. E, tá dando certo!

Ana Karla – Rede de Blogs: - Como é feito o plantio e os cuidados com as pragas que podem se desenvolver na Horticultura?

Seu Antonio Torneiro: - O plantio é basicamente convencional, né? No cuidado com as pragas, nós temos os orgânicos e, muito pouco o uso de agrotóxicos, na horticultura eu não uso nada de agrotóxico, só orgânico.

Ana Karla – Rede de Blogs: - Para quem e para onde é vendido?

Seu Antonio Torneiro: - Nós vende aqui em casa, no local. Vende para Nova Olinda, fornece ao colégio, Potengi, Aratama e pro Crato? Sobra muito pouco pro Crato!

Ana Karla – Rede de Blogs: - E, como é feito a divisão do trabalho na horta?

Seu Antonio Torneiro: - Aí é com ela. Ela quem divide.

Dona Gorete: - Na horta é feita a divisão assim, tipo assim, o minino prepara o canteiro, eu planto o cuentro. Ele prepara o canteiro, planta o alface. Então, assim por etapa. Um dia planta cuentro, outro dia planta alface, outro dia planta cebolinha, pimentão, pimenta. E, assim vamos dando continuidade.

Ana Karla – Rede de Blogs: - Além da Horticultura que outras atividades vocês desenvolvem aqui?

Seu Antonio Torneiro: - É..além disso aí, nós temos um pouco de gado, galinha, no caso frango de granja, mas não entra química pra criar frango de granja, criação de bode, plantio, além da horta temos fruta, tem coco, manga, goiaba, acerola, limão, graviola, cebola de cabeça... No caso da apicultura, no caso da abelha tradicional que é a europa, temos canudo que é um mel mais medicinal, né? E se for atrás tem mais alguma coisinha que eu não lembro no momento.

Ana Karla – Rede de Blogs: - Dona Gorete, além de cuidar da Horta, que atividades você faz pra ajudar na renda da família?

Dona Gorete: - Assim, eu faço polpa da manga, da goiaba, da acerola, de várias frutas que a gente tem...às vezes eu compro, né? E faço polpa porque a gente vende no colégio e já é uma ajuda no consumo de casa, né? Tipo assim, pra pagar trabalhador, nas despesas da família, né?

Seu Antonio Torneiro: - Continuando essa pergunta. A maior distribuição do serviço de dentro é dela, sabe? Porque é ela que colhe fruta, que limpa, planta, sabe como é? Ela que mim ajuda.

Dona Gorete: - Porque a menina que mim ajuda é só mais no serviço da casa, né?

Seu Antonio Torneiro: - As pessoas que vem comprar, ela que atende, eu mesmo atendo muito pouco. É uma correria... porque a gente não pára.

Ana Karla – Rede de Blogs: - No seu trabalho existe a preocupação em se preservar o Meio Ambiente?

Seu Antonio Torneiro: - O meu é totalmente. Pra começar, olha.. eu não queimo nada. A propriedade aqui, quase a metade, não é a metade porque não tem condições, é tudo coberto de árvores, de cerrado, eu não derrubo. Só o que é pra derrubar que eu dou continuidade, o resto é tudo mata pra o criâmbulo de abelhas. Tem uma criação de peixe também. Só que o peixe é complicado, porque o pessoal, o povo, sei lá... algumas pessoas, se envolve só em ficar pastorando pra roubar o peixe. Já deu delegacia, o pessoal que rouba peixe, cortando árvores, porque eu preservo muito o Meio Ambiente, né? A minha propriedade aqui, ela é composta de Meio Ambiente, ela tem árvores, o rio é todo arborizado, metade, por exemplo, é todo arborizado de árvores já de estacas pra tronco.

Ana Karla – Rede de Blogs: - A Rede de Blogs agradece por vocês terem participado como Personalidade do Mês de Novembro.

Seu Antonio Torneiro: - Obrigado! Precisando nós estamos aqui ao dispor de vocês!


“...olha.. eu não queimo nada. A propriedade aqui, quase a metade, não é a metade porque não tem condições, é tudo coberto de árvores, de cerrado, eu não derrubo.” Seu Antonio Torneiro.



Postar um comentário

Agradecemos pelo comentário!!!

 
Copyright © 2013 Rede de Blogs - Traduzido Por: Templates Para Blogspot
Design by FBTemplates | BTT